quarta, 19 de outubro de 2016

Diretores das escolas da rede municipal e representantes da Associação dos Diretores das Escolas Municipais de Rondonópolis (Adesmur) estiveram ontem na reunião da ordem do dia dos vereadores na Câmara Municipal para sugerir um projeto de lei que prorroga o mandato dos diretores de escolas municipais por mais um ano. Além disso, pleiteiam alteração na lei que trata das eleições de diretores das escolas para que qualquer servidor das unidades, como os Auxiliares de Serviços Diversos (ASDs) possam concorrer ao cargo.

De acordo com o vereador Ibrahim Zaher (PSD), que esteve presente na reunião, a Câmara Municipal vai analisar as reivindicações da categoria juntamente com o poder público e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rondonópolis (Sispmur) para tomar o melhor direcionamento.

Atualmente, o mandato de diretor das escolas municipais é de dois anos. Ontem, na Câmara Municipal, os diretores pediram a prorrogação de mais um ano de seus mandatos que vencem no final de 2016, até que as sugestões apresentadas tenham uma definição do Legislativo.

Outra reivindicação dos diretores de escolas é alterar a lei das eleições para que seja autorizada a reeleição contínua, já que a atual prevê um mandato de 2 anos, mais uma reeleição.

Na reunião da ordem do dia, representantes do Sispmur também estavam presentes. No entanto, o que se percebeu foi que o sindicato irá se posicionar em defesa da maioria dos sindicalizados, os quais não defendem a reeleição contínua dos diretores de escolas. “Os diretores são sindicalizados, mas dentro da comunidade da educação municipal existe uma maioria que é contra a proposta de reeleição contínua para o cargo de diretor de escola”, disse a presidente do Sispmur Geane Lina Teles.

Fonte: ATribunaMT