quinta, 24 de abril de 2025
Presidente Paulo Schuh propõe doação de grades retiradas de praças públicas para ONGs de proteção animal
quinta, 10 de setembro de 2020
Os protetores do Córrego Queixada em conjunto com os Guardiões do Escondidinho, Organizações Não Governamental, visitaram hoje (10) a Presidência da Câmara Municipal de Rondonópolis. Os diretores do grupo levaram um ofício requerendo uma solicitação de inclusão e reserva de recursos para dotação orçamentária para 2021, para preservação das nascentes localizadas em perímetro urbano da cidade.
Os recursos devem ser usados especificamente para esse fim, e tem fundamento no Plano Diretor de Rondonópolis, com base no artigo 113 no perímetro urbano e considerada como Zona de Proteção Ambiental (ZPA); V – 50 m (cinquenta metros) nas nascentes permanentes ou temporárias, incluindo os olhos d’água e veredas.
Já no artigo 119, o Poder Público Municipal deverá obrigatoriamente cercar e reflorestar as faixas bilaterais contínuas aos cursos d’água respeitadas as respectivas distâncias mencionadas no artigo 113, utilizando-se de telas, alambrados, arame farpado ou liso, intercalados por mourões, locando a cada 100 metros.
Os protetores acreditam que a revitalização e a preservação dessas nascentes, bem como a identificação e a catalogação constituem ações necessárias para a conservação e recuperação da vegetação apropriada, com o objetivo de fornecer e garantir a melhoria da qualidade da água e a manutenção da quantidade da oferta hídrica dos rios.
“Nós temos que partir com tudo, porque há tanto tempo esperamos e só estamos vendo a destruição do meio ambiente, e o intuito é salvar as nossas águas rondonopolitanas, é preciso agir”, disse um dos diretores Luiz Carlos da Costa.
quinta, 24 de abril de 2025
quarta, 23 de abril de 2025
terça, 22 de abril de 2025
quarta, 16 de abril de 2025