quinta, 11 de fevereiro de 2021

O vereador Jonas Rodrigues (SD), da Câmara de Rondonópolis, está encaminhando indicação à Prefeitura para que se implante um centro de reabilitação para vítimas da covid 19 no município. O centro teria uma equipe médica multidisciplinar para dar um atendimento integral ao paciente, já que as pessoas que foram acometidas com este vírus - letal em muitos casos - ficam com sequelas severas que precisam de intervenção especializada.

Além da fisioterapia pulmonar, os pacientes que contraíram e sobreviveram ao vírus precisam de cuidados especiais. É que em muitos casos os pacientes desenvolvem s síndrome do pós covid,, que provoca alterações cognitivas, como a falta de concentração, letargia, ansiedade e até a depressão. "O centro que estamos propondo seria uma clínica com atendimento em diversas áreas, incluindo cardiologia, psicologia e fisioterapia, entre outros profissionais especializados", enfatiza Jonas Rodrigues.

O vereador, que contraiu e sobreviveu ao vírus, explica que na parte cardio-respiratória, por exemplo, há uma redução na capacidade aeróbica, enquanto na musco-esquelética há perda de massa muscular, ou seja, um descondicionamento físico do indivíduo. Essa situação leva a incapacidade funcional do organismo, como realizar caminhadas de curta e longa distâncias. "Esses sintomas posterior à doença devem ter cuidados especiais para que a pessoa não evolua ao desenvolvimento de outras doenças", pontua Jonas.

O acolhimento e atenção ao pós covid, conforme Jonas Rodrigues, é fundamental e decisivo na recuperação do paciente, já que ele previne inclusive um possível quadro de depressão, que é a porta de entrada para todas as demais doenças. "O atendimento de atenção integral ao paciente com sequelas do covid promove também sua autoestima e a pronta reabilitação para a vida", salienta o vereador.