segunda, 19 de abril de 2021

Os vereadores dr. José Felipe (Pode), Subtenente Guinancio (PSDB), Paulo Schuh (DC) e Kalynka Meirelles (Republicanos) estão cobrando da Prefeitura de Rondonópolis informações acerca dos equipamentos da usina de asfalto a quente (Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ), anunciados pelo Município desde 2019, mas que até agora não foram colocados em funcionamento.

Por meio de um requirimento encaminhado à Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), os vereadores estão solicitando documentos e informações relacionados à usina de asfalto que encontra-se no pátio da Coder, cópia da nota fiscal do equipamento, valor do equipamento e a fonte pagadora do mesmo, onde já foi utilizado o referido equipamento e qual o impedimento para o uso atual do mesmo, sendo que várias vias da cidade estão com necessidade urgente de pavimentação asfáltica, a exemplo das vias do Distrito Industrial Rondonópolis.

“Tivemos denúncias sobre a deterioração do equipamento por má conservação. A respeito desta informação queremos saber qual o atual estado de conservação do equipamento e se encontra em pleno funcionamento”.

Ainda em 2019, a Prefeitura anunciou que os equipamentos da usina de asfalto foram adquiridos com recursos próprios, mas naquele ano, segundo o ex-deputado federal Adilton Sachetti (PRB), em declaração ao A TRIBUNA, na verdade, a maior parte dos recursos para a compra dos equipamentos foi oriunda de uma emenda parlamentar sua, apresentada em 2017, no seu último ano do mandato.

Conforme consta no cadastro, acompanhamento e fiscalização de prestação de contas do Governo Federal, a emenda parlamentar foi liberada por meio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, totalizando R$ 3.060.953,00. A contrapartida da Prefeitura foi de R$ 440.219,86.

Os equipamentos, que fazem parte dos investimentos realizados pelo Governo Federal, foram entregues na cidade no dia 10 de junho de 2019.

Por meio de um Termo de Sessão de Uso, o Município repassou os equipamentos à Coder, onde a usina foi instalada.