segunda, 27 de setembro de 2021

Setembro mês que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio

Essa campanha, é conhecida como “Setembro Amarelo", foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Nesta semana os rondonopolitanos receberam várias ações voltada para a concentização do individuo e uma delas foi uma palestra ministrada pela psicóloga Solange Celestino, na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Rondonópolis, António Nestor de Araujo.Durante o evento foram distribuidos fitas amarelas de conscientização e marcadores de textos com frases de incentivo a vida.

A psicologa ressaltou que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado através de acolhimento de familiares, amigos, conversas e tratamento psicológicos.

Assunto delicado e urgente, e por isso a importância  de conversar sobre a depressão e o suicídio e "maneiras" de como previni-lo.

De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do mundo ou seja em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma trágica.

FONTE: Jakeline Sol