quinta, 13 de abril de 2023

Atendendo a um chamado da sociedade, a Câmara Municipal de Rondonópolis promoveu na tarde desta quinta-feira (13), uma Audiência de Trabalho, envolvendo diversos Organismos da Segurança Pública, Educação, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Sociedade Civil Organizada, representantes do Poder Executivo e membros dos Conselhos de Segurança do município, momento em que foi discutida a situação de insegurança instalada, principalmente junto aos estabelecimentos de ensino, depois de alguns atentados contra escolas.

O objetivo da audiência foi, à várias mãos, chegar a um denominador comum de protocolo a ser seguido, tanto nas unidades escolares, como também no seio familiar, em relação ao combate às Fake News, a orientação correta frente a um fato concreto, e sobretudo, medidas de segurança para evitar que problemas semelhantes aos já ocorridos em municípios de outros estados brasileiros possam se abater sobre Rondonópolis.

Várias ideias foram apresentadas durante o evento, desde a instalação de câmeras de segurança nas unidades escolares, a atenção dos pais, em casa, na orientação aos filhos e na revista das mochilas que levam para as escolas, passando por uma atuação mais marcante das forças de segurança com a presença de policiais e viaturas nas áreas próximas às unidades escolares, até um possível treinamento de crianças e adolescentes para um caso de possível ataque. Esta última sugestão rejeitada pelo Poder Judiciário.

Uma das medidas que deve ser tomada pelo governo do Estado, e que foi anunciada durante audiência pela Diretora Regional de Rondonópolis, Andréia Cristiane de Oliveira, como parte do Protocolo Emergencial de Segurança, trata-se da instalação de 5,5 mil câmeras de monitoramento nas escolas estaduais de Mato Grosso. Rondonópolis também será contemplada. Outras medidas também devem ser adotadas, como o Botão do Pânico e o reforço no quadro de profissionais psicólogos nas Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Além de todas as medidas práticas para oferecer uma sensação maior de segurança, é preciso que a família esteja atenta e ajude neste trabalho de orientação das crianças e adolescentes.

“A Segurança Pública não se faz apenas com policiamento, a gente analisa os Estados Unidos, que é um país de primeiro Mundo, que tem policiais suficientes, mas mesmo assim acontecem massacres. O que acontece ali é uma sociedade doente. Infelizmente eu vejo que o Brasil está caminhando pra esse rumo, então precisamos tratar nossa sociedade e nossas famílias, porque a gente vê muitos problemas dentro de casa”, disse Thiago Damasceno, Delegado Regional da Polícia Judiciária Civil.

ENCAMINHAMENTO

O presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça, determinou ao Secretário Legislativo Institucional que encaminhe cópia da Ata a todos os Organismos de Segurança Pública e autoridades presentes ao evento, além de elaborar um documento único em nome dos 21 parlamentares municipais, contendo as duas propostas, (Aumentar a ronda policial no perímetro escolar.

Criar um cronograma emergencial de palestras nas unidades escolares em parceria com as forças de Segurança - Polícia Militar e Corpo de Bombeiros). Este documento deve ser encaminhado ao Poder Executivo ainda nesta sexta-feira (14).

Participaram da Audiência de Trabalho, além dos vereadores;

Dr. Thiago Dasmasceno-

Delegado Regional da Policia Judiciária Civil

Dra. Maria das Graças - Juiza de Direito

Dra. Patria Eleuério Dower - Promotora de Justiça do Ministério Público de MT