sexta, 07 de julho de 2023

CÂMARA TEMÁTICA

A Câmara Municipal de Rondonópolis realizou nesta sexta-feira  (07), a 1ª Câmara Temática para discutir o projeto do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental do município de Rondonópolis.

Esses encontros técnicos vão acontecer contemplando cada minuta do projeto macro do Plano Diretor. Durante toda a manhã desta sexta-feira foi discutido o projeto que versa sobre o Perímetro Urbano.

De acordo com o biólogo João Fernando Copetti Bohrer, ex-secretário municipal de Meio Ambiente em Rondonópolis, e contratado pela Câmara de Rondonópolis para oferecer suporte técnico aos vereadores e sociedade em geral, durante a discussão do Plano Diretor, não foi apresentada nenhuma matéria que resulte em emenda ao projeto original. Porém, foram feitos vários apontamentos que devem ser discutidos com a sociedade civil organizada e com a Comissão Especial Legislativa do Plano Diretor.

O período da tarde foi dedicado à discussão sobre a minuta do Plano Diretor Desenvolvimento Urbano e Rural. Um dos pontos positivos destacado pelo biólogo João Copetti, é o fato de que a Câmara de vereadores de Rondonópolis está se antecipando às Audiências Públicas referentes a cada tema.

“A discussão técnica que tivemos na tarde desta sexta-feira junto com os representantes de entidades de classe, prestadores de serviços, técnicos do Poder executivo e os vereadores aqui na Câmara Municipal, foi sobre temas que ainda serão levados para Audiência Pública na próxima semana. Isso é importante para que possamos nos atentar a cada detalhe deste projeto para depois discutir e expor as ideias com propriedade. E a Câmara de vereadores está nos oferecendo essa oportunidade”, externou Copetti.

O presidente da Câmara e também da Comissão Especial, vereador Júnior Mendonça, que busca dar efetividade e celeridade ao processo de discussão e construção do Plano Diretor, entende que a partir desses encontros (Câmara Temática), o projeto original, de autoria do executivo, possa sofrer modificações significativas que devem impactar de forma positiva nas próximas décadas.

Participaram da discussão representantes da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Conselho de Desenvolvimento Urbano (CODEUR), representantes da construção civil, além dos parlamentares municipais.

A próxima Audiência Pública deve acontecer no próximo dia 18, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores.