sábado, 30 de setembro de 2023

A Câmara Municipal de vereadores realizou na noite desta sexta-feira (29), uma Sessão Solene em homenagem à  comunidade surda de Rondonópolis e aos profissionais intérpretes de libras- Língua Brasileira de Sinais.

Na oportunidade várias pessoas foram contempladas com Moções de Aplausos e Congratulações, dentre elas, o presidente da Associação de surdos de Rondonópolis- ASSUROO, Sérgio Gonçalves e diversos membros da entidade, além do casal de intérpretes Genival Pio de Lima e Rosemeire Prado Aguiar de Lima, que atua junto à Câmara Municipal, único órgão público da cidade a oferecer esta prestação de serviços, que inclusive cede a outros órgãos e eventos quando solicitado.

Genivaldo destacou a importância do papel da Câmara de Vereadores em abrir as portas para as minorias, ouvir e conhecer suas demandas e história, e sobretudo, participar ativamente da construção de um futuro melhor para todos.

Sérgio Gonçalves, presidente da ASSUROO, emocionado mencionou o orgulho em estar sendo homenageado junto aos demais membros, fato inédito dentro da comunidade.

A iniciativa da homenagem que partiu do vereador Júnior Mendonça (PT), presidente do Legislativo, teve como proposta o reconhecimento e valorização de uma classe que por vezes passa despercebida dentro da sociedade.

“Precisamos voltar nossos olhos par essas valorosas pessoas, que pouco têm sido lembradas dentro das gestões públicas. Precisamos nos empenhar ao máximo para promover justiça e igualdade, buscando políticas públicas que entreguem resultados de qualidade”, pontuou Mendonça.

Vale destacar que a mais recente conquista da comunidade surda foi a construção de uma sede própria para Associação, resultado do trabalho conjunto da iniciativa privada, prefeitura e Câmara de vereadores, entregue no final do mês de julho deste ano.

Além da entrega das homenagens, a solenidade também foi marcada por momentos emocionantes, um exemplo disso foi a apresentação cultural produzida pelo casal de intérpretes e com a participação marcante dos vereadores mirins.