quinta, 27 de junho de 2019

Foi realizada hoje (27) no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara Municipal de Rondonópolis a 2ª Sessão Ordinária da 2ª Legislatura do Vereador Mirim. Os parlamentares mirins presentes puderam fazer o uso da fala na Tribuna, e vieram com seus discursos prontos, sendo coerentes, e uma postura de um vereador mirim cada vez mais firme.

Entre os discursos, o da Isadora Macedo Carvalho, dizendo que essa geração da qual ela faz parte, precisa fazer a diferença, na própria vida e na vida do próximo, falou também da importância que foi Malala, a menina mais nova a ganhar o prêmio Nobel da Paz, a jovem ficou conhecida mundialmente após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola em outubro de 2012, quando tinha 15 anos. O crime foi ter se manifestado contra a proibição dos estudos para as mulheres em seu país, o Paquistão.

Após encerrada a Sessão, os vereadores mirins participaram de uma palestra a pedido do Presidente da Casa de Leis Cláudio da Farmácia. A primeira etapa foi ministrada pelo Secretário de Comunicação dessa Casa de Leis Hermélio Silva, ele falou sobre como funciona o cerimonial, as vestimentas dos parlamentares de acordo com os eventos, além de esclarecer dúvidas. Já a Escriturária Datilógrafa Maria Doroty Weigert Duarte, falou sobre o trabalho do Departamento Institucional, e quais as proposituras dos vereadores, lembrou-os ainda, que a leitura precisa estar cada dia mais presente na vida deles, e que só lendo e interpretando conseguirão fazer um trabalho cada dia melhor.