terça, 26 de outubro de 2021

Palestra no encerramento da campanha Outubro Rosa

Para encerrar a campanha Outubro Rosa, a AVROC, expôs o seu papel no processo de atendimento auxiliador à pessoa com câncer, a Presidente Rita Valéria ressaltou sobre os cuidados na prevenção do câncer de mama.

A Secretária de Saúde, através do departamento de Ações Pragmáticas e Atenção Básica, apresentou através de uma palestra ministrada pela enfermeira Brenda Stéphany, sobre a conscientização ao câncer de mama e do colo de útero e como evitar o desenvolvimento do câncer através da prevenção precoce e a importância da orientação do auto exame.

Segundo a enfermeira, o cultivo de hábitos de vida saudáveis – como a prática de atividades físicas, dieta balanceada e evitar o consumo de álcool – é fundamental para diminuir a chance de desenvolver a doença e alerta que as terapias hormonais aumentam o risco do câncer de mama. Menstruação precoce, menopausa tardia e gravidez após os 30 anos são outros fatores que ampliam o risco de desenvolvimento da doença.

Idade mínima

O exame de mamografia deve ser realizado anualmente em mulheres a partir dos 40 anos, conforme a Lei 11.664/08 determina.

O encontro ocorreu na Escola do Legislativo em que a AVROC e a secretária Municipal de Saúde ministraram assuntos relacionados à população feminina de Rondonópolis.

Da redação

Jakeline Sol