terça, 04 de janeiro de 2022

Quem cuida da mente. Cuida da vida

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, o projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços. Em 2022, o tema oficial da campanha é Quem cuida da mente. Cuida da vida.

Considerada ainda uma campanha nova, surgida em meados de 2013, o Janeiro Branco pretende mobilizar a população sobre um assunto pouco colocado em discussão, a saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e ao convício social, consequentemente.

A escolha de janeiro

O primeiro mês do ano foi escolhido para receber a campanha por se tratar exatamente do início de um novo ano, início de novos ciclos, novas escolhas, onde as pessoas decidem começar a promover mudanças pessoais e no ambiente em que convivem. Além disso, os idealizadores da campanha quiseram aproveitar esse “novo momento” para que as pessoas possam iniciar o ano pensando na importância de sua saúde mental.

A escolha da cor branca é para que seja representado um quadro, uma tela em branco ou, até mesmo, um papel em branco, de forma que o indivíduo possa escrever e esboçar o que deseja fazer para mudar a sua história, tratando de saúde mental sem preconceito e sem tabus.

Neste mês, além das ações já realizadas nos anos anteriores, as divulgações acontecerão nas redes sociais, rádios, programas de televisão, jornais, ações nas ruas e praças. Todas as ações serão gratuitas com o objetivo da promoção, proteção e prevenção à saúde mental.

Saiba mais: https://janeirobranco.com.br/