quarta, 30 de novembro de 2022

Eleroo/CMR

A Câmara de Rondonópolis através da Escola do Legislativo – Eleroo, tem a oportunidade de marcar a história da inclusão social de pessoas com deficiência no município. A Casa de Leis com o objetivo de instituir o uso da Bengala Verde como instrumento auxiliar de orientação, apoio, mobilidade e identificação de pessoas diagnosticadas com baixa visão. A iniciativa do encontro na Câmara foi de Batista da Coder – SD, autor do projeto de lei nº Lei 11.632 de 25 /08/2021, que institui a Bengala Verde como instrumento de orientação e reconhecimento das pessoas com baixa visão.

"O objetivo é conscientizar a sociedade sobre as inúmeras dificuldades que uma pessoa com baixa visão tem, desde a prática de coisas simples, como reconhecer rostos, ler placas de sinalização, letreiros de ônibus, atravessar ruas, praticar esportes, cozinhar, dirigir e assistir televisão, à ausência de estrutura nas escolas, que oferecem ferramentas muitas vezes com exposição inadequada à luminosidade, seja por excesso ou falta de claridade", explica Givaldo Dias Campos.

Além da dificuldade óbvia e das incontáveis barreiras do cotidiano, os mais de 6 milhões de brasileiros que sofrem com a baixa visão ainda têm de conviver com o preconceito, geralmente causado pela falta de informação.

"As pessoas com baixa visão buscam autonomia, independência e reconhecimento em uma sociedade que, por sua vez, ainda não consegue identificá-las como parte de um grupo de pessoas com deficiência visual", acrescenta o vereador Batista da Coder - SD.

“Chegou a hora da pessoa com baixa visão, o momento de ela se sentir acolhida. Eu acredito que, com esse instrumento, essas pessoas vão poder finalmente mostrar à sociedade que nós existimos. Porque sempre ficamos dentro de casa, e quando saímos na rua ninguém sabe da nossa deficiência. E tenho certeza que agora isso começa a mudar, não só em Rondonópolis, mas em todo o País”. Lembrou Isa Gardênia.

Ficou curioso? Quer ver mais? Click no link e veja as fotos: