segunda, 20 de março de 2023

Eleroo/CMR

Na última semana integrantes da Rede Cidadã, entidade de Assistência Social, que desenvolve programas e projetos de forma continuada, permanente e planejada, procuraram pela Câmara Municipal de Rondonópolis, através do presidente, vereador Júnior Mendonça (PT) e da primeira secretária, vereadora Marildes Ferreira (PSB), para buscar meios legais para colocar em prática alguns projetos sociais.

De com o 1° Sargento PM - Reinaldo Carlos de Prociuncula , responsável pelo Núcleo da Rede Cidadã em Rondonópolis, a maior dificuldade em desenvolver as atividades é a falta de profissionais técnicos.

“O Termo de Cooperação Técnica de 2.013 com o município contemplava (cedia), esses profissionais para atuar junto aos projetos da Rede Cidadã. Porém, o atual termo, assinado pela gestão, não contempla educador físico e professor de artes, e nós precisamos desses profissionais”, relata o Sargento Carlos.

Atualmente a Rede Cidadã tem em Rondonópolis 316 jovens cadastrados, destes, 121 estão sendo beneficiados com os programas em andamento que são; futsal e jiu-jítsu. Os demais aguardam até que os profissionais sejam disponibilizados.

Ainda segundo o sargento, o atual Termo de Cooperação prevê que sejam cedidos pelo município um pedagogo, um assistente social e um psicólogo, mas até agora só no papel.

“Até hoje esses profissionais, previstos no termo, não se apresentaram. Estamos contando com a boa vontade dos voluntários, mas sabemos que a qualquer momento podemos ficar desassistidos”, comenta Carlos.

ENCAMINHAMENTO

O presidente Júnior Mendonça solicitou à Escola do Legislativo, através do Coordenador Pedagógico e de Projetos Especiais, Niko Queiroz, o estudo para a criação de um Termo de Cooperação que possibilite a cessão dos servidores  à Rede Cidadã.

Vale destacar que, o Programa Rede Cidadã e as bases comunitárias formam uma parceria , através da qual realizam através dos projetos sociais, o trabalho preventivo e educativo durante o tempo em que as crianças não estão na escola. O foco principal de atuação do projeto é o combate à violência e ao consumo e tráfico doméstico de drogas, a prostituição infantil, além de maior atenção ao idoso e a violência contra a mulher.

Participaram do encontro da última semana, o 1° Sargento PM - Reinaldo Carlos de Prociuncula , responsável pelo Núcleo da Rede Cidadã em Rondonópolis, o 2° Sargento PM  -  Rogério Wilson de Jesus Moura, a estagiária de Pedagogia - Cristiane Aparecida de Macedo da Costa Antunes, o Coordenador Pedagógico e de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Nico Queiroz, a vereadora Marildes Ferreira e o presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça.