quinta, 30 de março de 2023

Eleroo/CMR

A Câmara Municipal de Rondonópolis viveu nesta quarta-feira (29), um momento ímpar ao receber a visita de alunos e educadores da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Frei Milton Marques da Silva.

As crianças tiveram a oportunidade de conversar com os vereadores e vereadoras, além de conhecer as dependências da Câmara, e até ter acesso ao Plenário, espaço restrito aos parlamentares e serventuários da Casa de Leis, durante a realização de uma sessão.

A visita ganhou tom ainda mais especial diante do anúncio feito pelo presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça (PT).

“A partir do mês de Abril vamos retomar o Programa Vereador Mirim. Quero que esta cena de hoje se repita outras vezes, mas principalmente através da participação oficial de nossos jovens na Política de nossa cidade”, disse Júnior Mendonça.

O Programa Vereador Mirim é resultado de um Projeto de Lei de autoria do vereador Adonias Fernandes (MDB), que instituiu a Câmara Mirim de Rondonópolis desde o ano de 2.018.

O objetivo principal do Programa é oportunizar a interação entre a Câmara e as unidades de ensino, permitindo aos estudantes conhecer e aprender qual é o papel do Legislativo Municipal, e que possa estabelecer junto a esses jovens um conceito sobre cidadania.

O Programa Vereador Mirim é executado pela Escola do Legislativo. Depois eleitos nas escolas,os vereadores mirins passam por um aprendizado, aplicado pela Escola do Legislativo e a partir daí estão preparados para a realização de suas próprias sessões.

‘A Câmara Municipal Mirim é o órgão Legislativo do Município e compõe-se de Vereadores Mirins eleitos nas condições e termos da Legislação vigente, e tem sua sede situada à rua Cafelândia s/nº, bairro La Salle, nesta cidade de Rondonópolis - Estado de Mato Grosso’.