sexta, 02 de junho de 2023

Eleroo/CMR

Os 21 vereadores mirins eleitos por Rondonópolis foram empossados pela Câmara Municipal durante Sessão Solene realizada na tarde desta terça-feira (30).

A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares, prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, vice-prefeito Aylon Arruda, representantes do Poder Judiciário, comunidade estudantil, pais de alunos e comunidade em geral.

Logo depois de empossados, os vereadores mirins, orientados pelos parlamentares da Casa, assim como pelos dirigentes da Escola do Legislativo, já definiram a Mesa Diretora Mirim para esta Legislatura; sendo eleita presidente a vereadora mirim Nicoly Caroliny, aluna da Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes e apadrinhada pelo vereador Júnior Mendonça, presidente da Câmara.

A importância do papel do vereador junto à sociedade ganhou destaque na fala de cada um que usou a Tribuna da Câmara Municipal.

O presidente Júnior Mendonça enfatizou a independência e força do Poder Legislativo na solução de problemas e mediação de conflitos, sendo a ponte entre as comunidades e suas demandas e o ente público que deve aplicar políticas públicas que vão de encontro à essas necessidades.

O parlamentar, em nome da Câmara, colocou à disposição do Parlamento Mirim toda a estrutura da Casa de Leis para garantir uma gestão de qualidade aos 21 vereadores mirins eleitos.

Ainda segundo Júnior Mendonça, o parlamento mirim vai usufruir desde o primeiro momento deste mandato, do ônibus da Câmara, que deve percorrer todas as unidades de ensino da cidade com o objetivo de que os vereadores mirins possam conhecer e dar encaminhamentos às demandas de cada comunidade.

Além dos eleitos entre os 53 candidatos, também foram escolhidos cinco suplentes. O período de votação aconteceu entre 08 e 15 de maio e envolveu 20 escolas entre a Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal e particular.